Escolha uma Página

O modo de trabalho independente, conhecido como Freelancer vem crescendo muito nos últimos tempos. Com horários flexíveis, trabalhando no conforto de casa, tendo a oportunidade de trabalhar e ao mesmo tempo viajar – já que o profissional não precisa ´´bater ponto´´ na empresa diariamente – é um modo de vida desejado por muitos profissionais.

Entretanto, nem tudo é um mar de rosas. Para que a rotina de trabalho do Freelancer seja produtiva é preciso que a pessoa saiba se organizar, evitando distrações e perdendo o foco do trabalho com vizinhos e tarefas domésticas, por exemplo.

É exatamente sobre isso que vamos abordar neste artigo, trazendo dicas importante para que a sua rotina de trabalho como Freelancer seja cada vez melhor, e apontando também possíveis contratempos, para você, que está começando nesta área se preparar.

Determine um horário de trabalho

 

 

Embora o Freelancer não tenha um chefe ao seu lado cobrando pelo trabalho a todo tempo, ele também lida com prazos. Portanto, para não correr o risco de atrasar a entrega de um projeto é importante definir um horário de início e fim de expediente, bem como um horário de almoço e de pausa.

Você pode ter em seu home office um quadro com as tarefas do dia e os horários de entrega de cada um, isso facilita muito o processo de produção.
Uma outra ideia é fazer um Bullet Journal, um sistema de organização que mistura agenda e diário. Além disso, hoje em dia é possível encontrar inúmeros aplicativos que te ajudam a organizar a rotina.

 

O ambiente de trabalho ideal

 

 

Não basta somente organizar a agenda é preciso criar um ambiente de trabalho que pareça ideal para você. Escolha um local sem muita interferência de pessoas e barulhos externos, a partir daí monte seu pequeno escritório e aprenda a separar a vida pessoal da profissional, mesmo trabalhando dentro do seu próprio quarto.

 

Um bom plano de Internet

 

 

Quem trabalha como Freelancer já sofreu com a queda do WiFi em um determinado momento do dia, atrasando assim entregas de trabalhos. Portanto, se você vai trabalhar de casa tenha em mente que é imprescindível contratar um bom plano de Internet para evitar dor de cabeça.

 

Fique longe das distrações

 

 

Como falamos nos tópicos anteriores, procure não se distrair com outras pessoas, se você não mora sozinho(a) fica ainda mais difícil. Alguns membros da casa podem não entender sua rotina de trabalho e atrapalhar o seu dia a dia.

Não se distraia com televisão ligada ou videogames, por exemplo. Vença sempre a preguiça que pode aparecer no meio do caminho.

 

Intercale os locais de trabalho

 

 

O melhor de trabalhar como Freelancer é que o profissional faz as suas próprias regras. Para a sua rotina não se tornar maçante, experimente trabalhar em outros locais alguns dias da semana, como Cafés ou Coworkings, por exemplo, este último sendo mais tranquilo e silencioso do que uma Cafeteria.

 

A solidão do trabalho Freelancer

 

 

O trabalho de Freelancer muitas vezes é solitário. Quando trabalhamos em um escritório pode surgir um papo com o colega ao lado, trazendo alguns insights e inspiração. A dica é: ouça Podcasts que abordem assuntos interessante que inspirem o seu dia a dia ou procure por canais no Youtube que abordem temas relevantes para você.

Se você se identificou com esta rotina de trabalho, esperamos que estas dicas possam te ajudar a melhorar seu dia a dia como um profissional Freela.

%d blogueiros gostam disto: