Escolha uma Página

Trabalhar em equipe ou em ambientes compartilhados são práticas de muitos anos, mas você já pensou em praticar o coworking?

Para quem nunca ouviu falar no termo, coworking  é um movimento onde indivíduos ou pequenas empresas compartilham o mesmo espaço para trabalhar e desenvolver suas vidas e negócios, para crescer de forma mais prática e colaborativa.

Na prática, a pessoa tem à disposição toda uma estrutura tradicional de escritório, por um valor mais baixo do que se tivesse alugando um escritório próprio e ainda pode fazer networking com outros profissionais.

Justamente por essa variedade de pessoas, frequentar espaços de coworking requer algumas instruções para que nem você e nem os outros Coworkers fiquem insatisfeitos ou incomodados.

 

Uso de telefone

 

Os aparelhos móveis se tornaram indispensáveis aos humanos, mas em ambientes compartilhados as pessoas buscam concentração e por isso algumas práticas devem ser atribuídas. Como por exemplo, não é adequado ficar falando alto ao telefone ou colocar no viva-voz.

Alguns espaços possuem salas destinadas a reuniões ou ligações, então se você é o tipo de pessoa que passa muito tempo ao celular, procure escritórios com essa estrutura. Se essa não é uma opção, que tal tomar um cafezinho na cozinha durante aquela ligação longa?

Outra dica, é ter sempre na bolsa/mochila um fone de ouvido. Ele será útil para ligações ou quando quiser assistir vídeos e ouvir músicas.

 

Uso do espaço

 

 

A maioria das mesas são projetadas sem divisórias, por isso é muito importante que você utilize o suficiente. Dessa forma vai garantir a organização da mesa, sem ser inconveniente com os colegas que sentam ao lado.

Preste atenção também com os resíduos de alimentos, evite almoçar/jantar a mesa ou deixar sujeiras. É essencial sempre manter o espaço de trabalho limpinho.

 

Interação

 

Não que seja uma regra, mas socializar com os colegas pode ser bom para o seu desenvolvimento pessoal e profissional. Além de criar um networking, aquela conversa descontraída enquanto toma o café pode te dar a ideia que faltava para continuar seu trabalho.

É importante lembrar de sempre respeitar os limites dos colegas, nem sempre eles vão estar dispostos para um bate-papo.

 

Aromas

 

Sabendo que vai estar em um ambiente fechado, procure se policiar no excesso de perfumes, desodorantes e aromatizantes de ambiente. Alguns colegas podem ser alérgicos ou incomodar devido à essência.

 

 

Utensílios

 

No geral, somente o espaço é compartilhado, os materiais que você precisa usar ficam por conta própria. Por mais que seu colega de mesa seja solícito e te empreste uma caneta, quando se torna recorrente pode se tornar desagradável.

%d blogueiros gostam disto: