Escolha uma Página

Muito se vem falando sobre o conceito de coworking e como ele está revolucionando os ambientes de trabalho. Essa ideia surgiu nos Estados Unidos em 2005 e há alguns anos vem se expandindo no Brasil, com espaços modernos, mobiliados e econômicos.

Hoje, segundo o site Movebla, estima-se que há pelo menos 103 espaços no modelo de coworking no país. Já no Rio de Janeiro, a estimativa é que haja cerca de 11 escritórios em bairros como Centro, Barra da Tijuca e Gávea.

Quer saber mais sobre o que é um coworking e quais são as vantagens desse modelo? Continue lendo!

O que é um coworking?

O coworking é, basicamente, um espaço de trabalho compartilhado. Ele funciona como um escritório pronto para os profissionais realizarem suas atividades diárias com total liberdade e de maneira colaborativa.

Esse modelo é o favorito de startups, pequenas empresas, empreendedores e freelancers. Em um espaço de coworking é possível encontrar profissionais de diversas empresas e segmentos. Sabe o que isso significa? Um grande fluxo de ideias e amadurecimento de projetos em grupo.

Na prática, trabalhar em um coworking pode ser uma experiência muito diferente para quem está acostumado com espaços mais “privativos”. Isso porque alguns espaços de coworking funcionam de forma totalmente coletiva. Outros, por sua vez, possuem salas específicas para cada empresa ou profissional – contando ainda com uma área coletiva. Qual deles é o seu favorito?

Quais são as principais vantagens de um coworking?

Você já deve imaginar que um espaço de trabalho compartilhado proporciona uma boa redução de custos se comparado a uma sala comercial. Isso faz esse ambiente ser perfeito para empresas novas ou com poucos funcionários que querem dar um passo adiante e profissionalizar suas operações.

Se você costuma trabalhar em home office, por exemplo, o coworking é o lugar ideal para se reunir com clientes e parceiros da forma mais profissional e prática possível.

Ao invés de transformar a sua casa em um escritório, que tal contar com um ambiente sofisticado e com design corporativo para que seu cliente aguarde a reunião tomando um café? Os espaços de coworking costumam ser bem localizados e em locais de fácil acesso. No Rio de Janeiro, por exemplo, há alguns espaços de trabalho compartilhado no Centro da cidade.

Além disso, o coworking proporciona uma experiência única de contato com diversas ideias, pessoas e empresas. Essa aproximação pode ser responsável por muito networking e parcerias de sucesso! Com tantas ideias fluindo ao redor, a equipe tende a ser mais engajada, produtiva e aberta a diferentes visões.

Agora que você já sabe quais são as vantagens dos espaços de trabalho compartilhados, conte para a gente quais são suas expectativas ao visitar um coworking no Rio de Janeiro!

 

 

%d blogueiros gostam disto: