Escolha uma Página

O empreendedorismo, além de ser uma saída adotada por muitos brasileiros para contornar a crise, também é aspiração pessoal de muitas pessoas. Nem sempre a rotina vivida em empresas tradicionais é suficiente para manter a motivação e a produtividade de alguns perfis profissionais.

Nesses casos, uma dúvida que geralmente surge é sobre o momento certo para empreender. Como saber se você está realmente preparado? Quais as garantias de que o seu projeto tem futuro? Algumas dessas indagações são capazes de fazer você estagnar e nunca começar, não é mesmo?

Se você vem pensando em começar um negócio, no post de hoje ajudaremos a entender qual o momento certo para empreender! Continue sua leitura.

 

Existe um momento certo para empreender?

 

O momento certo pode ser algo bastante relativo. Tenha em mente que o mais importante é analisar o mercado em que seu empreendimento se encaixa. Analise quais são as oportunidades e se sua ideia tem um diferencial que faça com que ela seja necessária.

Mais do que uma hora certa, existe o negócio certo, que vai atingir um público ainda carente de inovações em determinado segmento!

 

O que é preciso para empreender?

 

O primeiro passo para ter um empreendimento de sucesso é olhar para si mesmo, para seus gostos pessoais e suas habilidades. Eles combinam com o negócio que você escolheu tocar?

Com um modelo de negócios bem estruturado, é a hora de planejar os passos do seu empreendimento. Você precisa, por exemplo, de ideias de fornecedores,  de uma marca, de parcerias, e o principal: de um espaço de trabalho para profissionalizar o seu empreendimento – como um coworking.

Investir em espaços de coworking pode ajudar você a entrar em contato com diversos empreendimentos, profissionais estratégicos, novas ideias para o negócio e muitas parcerias!

Além do mais, se você não tem o hábito de trabalhar em casa, esse ambiente pode ser favorável ao seu desenvolvimento e à sua criatividade.

 

Será que estou pronto para empreender?

 

Bem, essa é uma daquelas perguntas que você já deve ter feito a si mesmo e se sentido inseguro com as possíveis respostas. A verdade é que talvez você nunca se sinta pronto para empreender.

Essa não é a resposta que você esperava? Pois bem, quando se é um empreendedor de primeira viagem, pode parecer muito assustador enxergar um mercado cheio de oportunidades, inovações e não ter certeza de para onde ir. Você pode até mesmo sentir aquela vontade de investir em tudo, certo?

Para saber se você está pronto para empreender, considere alguns fatores:

 

  • seu nível de capacitação;
  • o quanto de networking você vem fazendo;
  • se você realmente tem espírito de dono;
  • se você já acordou do sonho de que empreender é trabalhar pouco.

 

Entretanto, se você tem um emprego formal e pensa em deixá-lo para empreender, vá com calma! É necessário muito planejamento financeiro antes de parar de trabalhar para investir em um negócio próprio.

O que você precisa saber sobre o momento certo para começar a empreender é que com planejamento, embasamento e estudos, a hora certa será sempre agora! Uma das maiores características dos empreendedores de sucesso é abraçar os riscos, sabia?

E aí, gostou do nosso post? Se você já decidiu que a hora é essa, confira nossas dicas para começar a empreender com sucesso!

 

 

%d blogueiros gostam disto: