Escolha uma Página

Trabalhar de qualquer lugar do mundo, remotamente e sem chefes. Essa é o sonho de muitas pessoas e a realidade dos nômades digitais que seguem um estilo de vida sem rotina, tendo a oportunidade de conhecer novas pessoas e lugares.

Para seguir este estilo de vida é preciso encontrar um trabalho, profissão que não exija presença física do funcionário na empresa ou trabalhar por conta própria. Além disso, é necessário ter um bom Notebook e acesso à internet. As profissões que mais possibilitam esse estilo de vida é a de fotógrafo, jornalista, redator ou designer.

Inclusive, existem empresas que procuram profissionais para trabalhar viajando, como o projeto World Life Experience. O seu objetivo é levar pessoas de países diferentes a uma imersão cultural e de responsabilidade social. Fica a dia para você que sonha em conhecer o mundo.

Agora, se você já está se programando para ter um estilo de vida nômade, continue lendo este post e descubra as vantagens e desvantagens do nomadismo digital.

 

Vantagens

 

Vamos começar pelo que é bom! As vantagens de ser um nômade digital são muitas. Afinal, quem não gostaria de poder viajar sem precisar esperar pelas férias e sem se preocupar em ter um horário fixo para chegar ao local de trabalho? Aqui, listamos as 4(quatro) principais.

 

  1. Produtividade – Sem um horário de trabalho fixo é natural que a pessoa seja mais produtiva quando tem a possibilidade de fazer seu próprio horário. Algumas pessoas funcionam bem na parte da manhã, já outras, trabalham melhor à noite.
  2. Qualidade de vida – A flexibilidade proporciona as pessoas maior sensação de felicidade. Geralmente, os nômades digitais não trabalham com o que não gostam. São pessoas que tiveram a sorte e/ou privilégio de encontrar uma profissão ou projeto de acordo com seus sonhos e propósito de vida. Os horários flexíveis possibilitam ao nômade praticar um exercício físico na hora que quiser, estudar uma outra língua e aliar o lazer ao trabalho.
  3. Liberdade – Como já mencionado, a pessoa pode escolher qualquer cidade do mundo para morar e trabalhar. Isso acaba dando uma liberdade financeira também, pois o profissional pode optar por cidades onde o custo de vida é mais barato. Economizando na moradia, sobra maior investimento para futuras viagens.

 

  1. Você é seu (a) próprio (a) chefe – Ao optar por um estilo de vida nômade você será o(a) responsável por comandar e gerenciar todo o seu trabalho, sem precisar seguir regras de gerentes e donos de empresa. Indo na contramão do convencional.

 

Desvantagens

 

Como tudo na vida existem seus prós e contras, com o nomadismo digital não seria diferente. Há algumas desvantagens que devem ser levedas em consideração na hora de partir para esse estilo de vida.

 

  1. Instabilidade financeira – Os nômades digitais não possuem uma carteira assinada e, normalmente, nem um contrato de longa permanência com algum cliente. Por isso, a renda não é garantida todos os meses. Em um mês o profissional pode estar lucrando muito, em outro, perder algum job e precisar buscar novos clientes.
    É importante ter sempre uma reserva financeira para meses de pouco trabalho.
  2. Instabilidade de moradia – Existem nômades que decidem viver três meses em uma cidade, três meses em outra e assim seguindo o ano inteiro. Porém, correm o risco de escolherem uma hospedagem com um sinal de Internet ruim, por exemplo, atrapalhando assim a execução do trabalho.
  3. Solidão – Apesar de conhecer diversas pessoas em locais diferentes, o nômade digital também sofre com a solidão. Afinal, seu trabalho é solitário. A mudança constante de local faz com que os vínculos afetivos com os amigos não sejam tão longos.
  4. O trabalho não é fácil – Apesar de parecer um paraíso, o trabalho de nômade digital não é nada fácil. O profissional precisa trabalhar muito para garantir sua renda. E em muitas situações fica difícil de relaxar e curtir a cidade que está morando, por exemplo. Quando um profissional convencional viaja de férias fica mais fácil se desvincular do trabalho, já para o nômade isso é uma tarefa impossível.

Se você é uma pessoa que está disposta a passar por todas as dificuldades, mas também maravilhas de gerenciar a própria carreira e ter mais liberdade, invista nesse estilo de vida.

 

%d blogueiros gostam disto: